Depois de duas edições a terminar em Linhares da Beira (2015 e 2016), realizámos a 3ª e 4ª edição em pleno coração da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde a 1500 metros de altitude e a cerca de 10 km da cidade da Covilhã,  o que nos deu a garantia de que o acesso dos atletas à prova ficou mais facilitado.

Com a organização da prova em plena Serra da Estrela, com o apoio de uma excelente unidade hoteleira, o Hotel Luna Serra da Estrela, a logística da prova correu melhor, mas houve falhas que deverão ser corrigidas rapidamente nesta 5ª edição. Para 2019 já estão garantidos os banhos na Pousada da Juventude a cerca de 300 metros da chegada.

Mais luz e animação na zona de meta torna-se necessário para dar ambiente à chegada dos atletas.

Outra das Novidades, será a alteração do percurso das provas de 180,100 e 45 km. Os 45 km vão pela primeira vez à Torre, modificando assim todo o percurso feito anteriormente, que pela opinião da maioria dos atletas não era nada atrativo.

As provas de 180 e 100 km nesta edição vão passar pela Freguesia de Sobral de São Miguel, aldeia do xisto, apanhando o Picoto Cebola em Trilhos da Freguesia de São Jorge da Beira.