REGULAMENTO GERAL DA PROVA (V6.1)
A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OMUNDODACORRIDA.COM, vai realizar nos próximos dias 13, 14 e 15 de Outubro de 2023 a IX edição da "EstrelAçor Trail Ultra Endurance".
1 - Condições de participação
- A EstrelAçor é um evento de Trail Running, que decorre na Serra da Estrela e Serra do Açor e que integra cinco provas: EstrelAçor 180 km, EstrelAçor 102 km, Estrela 48 km, Estrela 32 km, Estrela 15 km, Estrela 15 km a caminhar.
A prova de 15 km a caminhar não têm carácter competitivo.
1.1 - Idade mínima de participação nas diferentes provas
- Para participar nas provas de 180, 102 e 48 km, os participantes deverão ter pelo menos 20 anos, na prova de Trail Curto de 15 km, podem participar atletas Juvenis (16 e 17 anos) e Juniores (18 e 19 anos).
1.2 - Inscrição regularizada
A inscrição no EstrelAçor 2023 implica compreender e aceitar sem reservas as regras e o regulamento da prova.
Nomeadamente, é necessário:
- Efectuar correctamente a inscrição, na plataforma de inscrições em: https://www.plataformaomdc.com/CLIENTE/ver_evento_cli/131/
- Para todas as provas de 180, 102, 48, 32 e 15 km, os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade que será entregue no levantamento do dorsal. Este documento poderá ser descarregado no site oficial do evento..
- Os atletas devem proceder ao pagamento da respectiva taxa de inscrição, através da referência de Multibanco gerada automaticamente pela plataforma de inscrições.
NOTA IMPORTANTE
- A inscrição no evento pressupõe a aceitação da colocação no dorsal do número de cartão de cidadão, passaporte ou outro número que o atleta colocou na sua inscrição como sendo a sua identificação. Caso não o pretenda terá de o comunicar por escrito para plataformaomdc@gmail.com.
1.3 - Ajuda externa / Assistência pessoal
- Aos participantes nas provas de 180,102 e 48 km é permitido receber assistência pessoal, somente no exterior dos postos de controlo / abastecimento previamente definidos pela organização. Caso a zona de abastecimento tenha controlo eletronico, o atleta apesar de não se abastecer na organização, tem de entrar e sair para registar o seu tempo.
- Os postos de controlo/abastecimento são áreas reservadas em exclusivo aos atletas.
- É estritamente proibida toda a restante ajuda externa.
1.4 - Colocação do peitoral
- O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen.
- Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo/abastecimento.
- Os atletas cujo peitoral, não seja detectado pelos tapetes electrónicos por responsabilidade do atleta, não poderão ser classificados.
- Casos em que o peitoral pode não ser detectado:
· Peitoral protegido com saco de plástico
· Peitoral tapado com roupa e não visível
· Peitoral dobrado
· Peitoral nas costas
2 - Prova
2.1 - Apresentação das provas / Organização
- A Associação Desportiva O Mundo da Corrida é a entidade organizadora da EstrelAçor IX edição, que decorrerá nos dias 13,14 e 15 de Outubro de 2023 na Serra da Estrela e Serra do Açor.
- A limitação de participantes nas várias provas é a seguinte:
- Trail Ultra Endurance 180 km [ Trail Ultra Endurance XL ] - 100 Atletas
- Trail Ultra Endurance 102 km [ Trail Ultra Endurance ] - 300 Atletas
- Trail Ultra 48 km [ Trail Ultra Médio ] - 200 Atletas
- Trail Longo 32 km [ Trail Longo ] - 200 Atletas
- Trail Curto 15 km [ Trail Curto ] - 200 Atletas
- A EstrelAçor 2022 faz parte dos seguintes campeonatos:
180 km - Circuito de Ultra Trail Endurance XL - Séries 150 [Campeonato Nacional]
102 km - Circuito de Ultra Trail Endurance - Séries 100
48 km - Circuito de Ultra Trail - Séries 100
32 km - Circuito de Trail Longo - Séries 100
15 km - Cirrcuito de Trail Curto - Sprint Séries 150
- Os percursos das EstrelAçor atravessam zonas dos seguintes concelhos de: Covilhã, Seia, Manteigas, Oliveira do Hospital e Arganil.
· A partida da prova de Trail Ultra Endurance 180 km será dada às 9 horas do dia 13 de Outubro de 2023 nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
· A partida da prova de Trail Ultra Endurance 102 km será dada às 20 horas de dia 13 de Outubro nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
· A partida da prova de 48 km será dada às 8:00 do dia 15 de Outubro de 2023 nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
· A partida da prova de 32 km será dada às 9:00 do dia 15 de Outubro de 2023 nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
· A partida da prova de 15 km será dada às 9:30 do dia 15 de Outubro de 2023 nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
· A partida da prova de 15 km a caminhar será dada às 9:45 do dia 15 de Outubro de 2023 nas Penhas da Saúde em frente ao Hotel Luna Serra da Estrela.
- Por motivos de força maior, os percursos e horários podem ter de ser alterados.
2.2 - Programa / Horário
Domingo, 1 de Janeiro de 2023
00:00 - Abertura de Inscrições https://www.plataformaomdc.com/CLIENTE/ver_evento_cli/131/
Domingo, 8 de Outubro de 2023
Data limite das inscrições [ ou assim que atingirem o limite autorizado ]
Sexta Feira, 13 de Outubro de 2023
7:00 às 8:30 - Secretariado e entrega de Sacos Bases de Vida dos 180 km [ VIDE E TEIXEIRA ]
8:45 - Controlo "0" [PENHAS DA SAÚDE ]
9:00 - Partida da prova de Trail Ultra Endurance 180 km
10:30 às 13:30 - Secretariado e entrega de Sacos Bases de Vida dos 102 km
14:30 às 18:00 - Secretariado e entrega de Sacos Bases de Vida dos 102 km
19:30 - Controlo "0" [PENHAS DA SAÚDE ]
20:00 - Partida da prova de Trail Ultra Endurance 102 km
Sábado, 14 de Outubro de 2023
15 - 20 horas - Secretariado das provas de 48, 32 e 15 km
Domingo, 15 de Outubro de 2023
7:00 - 9:45 - Secretariado das provas de 48, 32, 15 km
8:00 - Partida da Prova de 48 km
9:00 - Partida da Prova de 32 km
9:30 - Partida da Prova de 15 km
9:45 - Partida da Caminhada de 15 km
15:00 - Entrega de Prémios
Nota: Por razões de força maior, os horários e locais poderão sofrer alterações.
2.3 - Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) / categorização de dificuldade ATRP
Provas |
Distância |
Desnível positivo |
Desnível negativo |
Tempo máximo |
Categorização |
Grau de dificuldade |
EstrelAçor 180 km |
180 km |
ITRA - 6 PONTOS 8800+ |
48 horas |
TU – XLTrail Ultra Extra Longo |
|
|
EstrelAçor 102 km |
102 km |
ITRA - 5 PONTOS 5450+
|
30 horas |
TU
Trail Ultra Extra Longo |
|
|
48 km |
48 km |
ITRA - 2 PONTOS 2080+ |
9:00 horas |
TU – MTrail Ultra Médio |
|
|
32 km |
32 km |
ITRA - 2 PONTOS1350+ |
7.00 horas
|
TLTrail Longo |
|
|
15 km a Correr 15 km a Caminhar |
15 km |
ITRA - 0 PONTOS 430+ |
Sem limite |
TC Trail Curto
|
|
2.4 - Tempo limite
- A EstrelAçor 2023 tem quatro provas com tempo limite: 180, 102, 48 e 32 km
- As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite, contabilizando as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).
- Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem chegar e sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e serão desclassificados.
- Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo entregando o chip que acompanha o peitoral, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.
- Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.
2.5 - Metodologia do controlo de tempos
- Será utilizado um sistema electrónico de controlo de tempos [ MyLaps ]. Nos postos de controlo existirá tapetes de cronometragem que registam a passagem dos atletas.
- O peitoral dos participantes integra um chip, o qual, possibilita o registo da passagem do atleta.
- Além do controlo electrónico poderá haver em algumas zonas de controlo registo manual de passagem.
2.6 - Postos de controlo
- Os postos de controlo são zonas obrigatórias de passagem e estão localizadas em locais mencionados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.
- Não passar nas zonas de controlo, leva à desclassificação do participante.
- Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, deve activar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização.
- O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante. Estes números serão dados aos atletas no Briefing.
- A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climatéricas adversas a partida pode ser atrasada no máximo três horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.
- Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.
2.7 - Locais e tipo de abastecimento
- A prova vai realizar-se em regime de semi auto suficiência, no entanto a organização disponibiliza a todos os atletas abastecimentos líquidos e sólidos em alguns locais de forma a satisfazer todas as necessidades consoante a distância que vai percorrer.
- As 2 bases de vida da EstrelAçor 180 km realizam-se nos seguintes locais: VIDE E TEIXEIRA
- A base de vida da EstrelAçor 102 km realiza-se em Teixeira
- Qualquer tipo de assistência alimentar aos atletas, poderá ser dado no exterior, junto aos abastecimentos. A organização não se responsabiliza por produtos que sejam dados aos atletas por terceiros, e que possam causar danos.
2.8 - Material obrigatório/ verificações de material
- No Controlo "0" realizado durante o briefing a, os participantes terão de apresentar o material obrigatório que irão utilizar na prova.
- Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório.
- Em qualquer momento durante a prova, elementos da organização podem verificar o mesmo.
180 km
- Telemóvel carregado
- Manta térmica
- Copo ou similar (a organização não possui copos)
- Apito
- Geo Localizador (fornecido pela organização)
102 km
- Telemóvel carregado
- Manta térmica
- Copo ou similar (a organização não possui copos)
- Apito
- Geo Localizador (fornecido pela organização)
48 km
- Telemóvel carregado
- Manta térmica
- Copo ou similar (a organização não possui copos)
- Apito
- Geo Localizador (fornecido pela organização)
32 km
- Telemóvel carregado
- Manta térmica
- Copo ou similar (a organização não possui copos)
- Apito
- Geo Localizador (fornecido pela organização)
15 km
- Telemóvel carregado
- Copo ou similar (a organização não possui copos
- Apito
- Por questões de segurança dos atletas, poderá haver material recomendado, que pode passar a obrigatório.
2.9 - Penalizações
- Os responsáveis presentes nas zonas de controlo poderão a qualquer momento da prova aplicar as seguintes regras:
INFRAÇÃO |
SANÇÃO A APLICAR |
Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda |
Penalização de 1 hora |
Abandonar a prova sem avisar a organização |
Erradicação de futuras edições |
Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso |
Desclassificação |
Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso |
Desclassificação |
Utilizar transporte não autorizado (boleia) |
Desclassificação |
Retirar sinalização do percurso |
Desclassificação |
Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas |
Penalização de 1 hora |
Ausência do material obrigatório e/ou recusa da sua apresentação, se solicitado pela organização |
Desclassificação |
Exceder o tempo limite de controlo nos postos de controlo com barreira horária |
Desclassificação |
Falhar um ou mais postos de controlo |
Desclassificação ou penalização |
Perda do Chip |
Desclassificação |
Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente |
Desclassificação e Erradicação de futuras edições |
Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organização |
Penalização de 1 hora |
Fazer-se acompanhar por pessoas não acreditadas pela organização, exceto nas áreas definidas pela organização |
Penalização de 1 hora |
|
2.10 - Seguro desportivo
A entidade seguradora é a VICTORIA SEGUROS.
Em caso de acidente, que resulte tratamento hospitalar, o sinistrado deverá pedir um relatório médico para apresentar à companhia seguradora. Os custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros. A organização declina qualquer tipo de pagamento.
O atleta sinistrado deverá no dia seguinte efetuar a participação à seguradora à qual deve juntar os documentos existentes no site da Victória Seguros.
Em todas as participações efetuadas à seguradora, os atletas sinistrados deverão apresentar o nome da entidade organizadora do evento, o número da apólice, data e hora da ocorrência.
O sinistrado deve de imediato dar conhecimento à entidade organizadora através do mail:
IMPORTANTE
- Os sinistrados devem entregar à seguradora toda a documentação do sinistro no prazo estabelecido, que são 48 horas após o evento.
- A organização (seguradora), não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.
Coberturas e Franquia do Seguro de Acidente Pessoais:
Morte € 28.530,00
Invalidez Permanente € 28.530,00
Despesas de Funeral € 2.290,00
Despesas de Tratamento e Repatriamento € 4.590,00
Franquia relativa aplicável na cobertura de invalidez é de 10%
Franquia por pessoa/sinistro de 90,00 euros na cobertura DTR
2.11 - Balizagem da Prova
Na prova de 180 km não haverá marcações do Vale de Rossim até ao km 70, localizado na aldeia de Vide. Até Vide em zonas de dificil acesso ou cruzamentos com várias saídas, haverá placas indicativas de direção e fitas refletoras.
As provas de 102, 48, 32 e 15 km serão marcadas com placas, fitas normais e refletoras.
3 - Inscrições
3.1 - Processo inscrição
- Somente as inscrições feitas na plataforma de inscrições serão aceites. https://www.plataformaomdc.com/CLIENTE/ver_evento_cli/131/
- Cada participante deve preencher o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado.
- O participante após a inscrição, recebe por mail, uma referência Multibanco para proceder ao pagamento no prazo de 72 horas.
- Não é necessário o envio do comprovativo de pagamento.
- Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos.
- Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para:
3.2 -Valores e períodos de inscrição
- O período de inscrições decorrerá entre 1 de Janeiro de 2023 e 8 de Outubro de 2023
- As taxas de inscrição são as seguintes:
Prazos | 180 km | 102 km | 48 km | 32 km | 15 km | 15 km a caminhar |
De 1 a 31 de Janeiro | 102 | 66 | 35 | 21 | 15 | 12 |
1 de Fevereiro a 31 de Março | 112 | 76 | 40 | 26 | 16 | 13 |
1 a 30 de Abril |
122 | 86 | 45 | 31 | 17 | 14 |
1 de Maio a 31 de Julho |
130 | 90 | 48 | 35 | 18 | 15 |
1 de Agosto a 6 de Outubro |
135 | 96 | 50 | 36 | 18 | 15 |
3.3 - Descontos
3.3.1 - Desconto para equipas
- Equipa que inscreva 6 atletas no conjunto das duas provas 180km e 102km tem UMA inscrição grátis nos 102 km (obrigatório ter pelo menos um atleta inscrito nos 180 km).
Nota: Em consequência da oferta, não são permitidas trocas de prova ou de atleta.
- Equipa que inscrever 10 atletas no conjunto de Provas de 48 e 32 km tem UMA inscrição grátis nos 32 km
3.4 - Condições de alteração de prova, cedência de inscrição e devolução do valor de inscrição.
- Até ao dia 15 de SETEMBRO de 2023, apenas é permitido mudança de titular de dorsal, mediante o pagamento de uma taxa de 5 €.
- Só é permitida a alteração da distância, sempre que houver disponibilidade de lugares. Esta alteração só poderá ser feita até ao dia 15 de Setembro de 2022.
Após dia 15 de Setembro de 2023, não são permitidas alterações nem de prova, nem de detentor de dorsal.
- O reembolso ou a cedência de inscrição a outra pessoa é permitido em todas as provas e pode ser solicitado quando um participante tiver comprovadamente um impedimento para fazer a prova, desde que o mesmo esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada após o registo na prova.
- O cancelamento ou a cedência de inscrição deve ser solicitado por e-mail, utilizando para o efeito o mesmo endereço utilizado na inscrição do participante, para:
Nesta última situação, o atleta deverá enviar para a organização um atestado médico, que comprove o impedimento por doença.
- Não serão aceites cancelamentos por telefone.
- Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, irão variar de acordo com a data em que seja solicitado o reembolso.
- O reembolso das taxas pagas em todas as provas, será feito nas seguintes condições:
até 1 de JANEIRO de 2023 |
75% da taxa será devolvida |
De 1 de Janeiro a 30 de Abril de 2023 |
50% da taxa será devolvida |
de 1 de Maio a 31 de Agosto de 2023 |
25% da taxa será devolvida |
a partir de 1 de Setembro de 2023 |
não haverá direito a reembolso |
3.5 - Material incluído com a inscrição
- Peitoral personalizado c/ chip integrado.
- Lembranças oficiais do evento
- Prémio de finalista
- Massagem em duas bases de vida e na chegada.(180 e 102 km).
- Líquidos ou sólidos nas zonas de Abastecimentos / Bases de Vida.
- Geo Localizador GPS para as provas de 180,102, 48 e 32 km
4 - Prémios
4.1 - Descrição dos Prémios
- O apuramento da classificação por equipas será efectuado com base nas TRÊS melhores classificações dos respectivos atletas, INDEPENDENTEMENTE DO GÉNERO, nas provas de 48, 32 e 15 km.
- O apuramento da classificação por equipas será efectuado com base nas TRÊS melhores classificações dos respectivos atletas, INDEPENDENTEMENTE DO GÉNERO, nas provas de 180 e 102 km.
- O apuramento da classificação por equipas dos 180 km do Campeonato Nacional será efectuado com base nas TRÊS melhores classificações dos respectivos atletas FEM e MASC separadamente.
- É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.
- É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.
180 km C.Nacional |
Masculinos |
Femininos |
Geral | Troféus aos 3 primeiros | Troféus às 3 primeiras |
Escalões |
Prémio aos 3 primeiros |
Prémio às 3 primeiras |
Coletiva |
Troféu às 3 primeiras equipas FEM e MASC |
|
180 km Prova Aberta | 5 primeiros atletas GERAL MASC | |
5 primeiras atletas GERAL FEM | ||
|
||
102 km |
Masculinos |
Femininos |
Geral |
Troféus aos 3 primeiros |
Troféus às 3 primeiras |
Escalões | Prémio aos 3 primeiros | Prémio às 3 primeiras |
Coletiva |
Troféu às 3 primeiras equipas |
|
|
||
48 km |
Masculinos |
Femininos |
Geral |
Troféus aos 3 primeiros |
Troféus às 3 primeiras |
Escalões | Prémio aos 3 primeiros | Prémio às 3 primeiras |
Coletiva |
Troféu às 3 primeiras equipas |
|
32 km / 15 km |
Masculinos |
Femininos |
Geral |
Troféus aos 3 primeiros |
Troféus às 3 primeiras |
Escalões | Prémio aos 3 primeiros | Prémio às 3 primeiras |
Coletiva |
Troféu às 3 primeiras equipas |
|
OUTROS PRÉMIOS |
||
Provas consideradas para efeito de prémio:
|
4.2 - Categorias
- As categorias etárias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição, e tendo como referência a idade que o atleta terá a 31 de Outubro de 2023. (conforme regulamentação da ATRP)
- Juvenis M/F - entre 16 e 17 anos [ Prova de 15 km ]
- Juniores M/F – entre 18 e 19 anos [ Prova de 15 km ]
- Sub-23 M/F – entre 20 e 22 anos
- Seniores M/F – entre 23 e 39 anos
- Veteranos M40/F40 – entre 40 e 44 anos
- Veteranos. M45/F45 – entre 45 e 49 anos
- Veteranos. M50/F50 – entre 50 e 54 anos
- Veteranos. M55/F55 – entre 55 e 59 anos
- Veteranos. M60/F60 – a partir dos 60 anos
5 - Cortes e Limites horários
LOCAL | DISTÂNCIA (km) | Altitude (m) | + Lentos | Limite horário |
180 km | ||||
Penhas da Saúde | 0 | 1500 | ||
Torre | 10 | 1998 | 2.00 | 11:00 de 13/10 |
Vide | 70 | 298 | 13.00 | 22:00 de 13/10 |
Teixeira de Cima | 128,5 | 595 | 29.00 | 14:00 de 14/10 |
Torre | 147 | 1998 | 34.30 | 19:30 de 14/10 |
Manteigas | 162,5 | 795 | 41.00 | 2:00 de 15/10 |
Penhas da Saúde | 180,5 | 1500 | 48.00 | 9:00 de 15/10 |
102 km | ||||
Penhas da Saúde | 0 | 1500 | ||
Teixeira de Cima | 51 | 608 | 14.00 | 10:00 de 14/10 |
Manteigas | 85 | 795 | 25.00 | 21:00 de 14/10 |
Penhas da Saúde | 102,5 | 1500 | 30.00 | 2:00 de 15/10 |
48 km | ||||
Penhas da Saúde | 0 | 1500 | ||
Torre | 10 | 1998 | 2.00 | 10:00 de 15/10 |
Manteigas | 29 | 795 | 6.00 | 14:00 de 15/10 |
Penhas da Saúde | 48 | 1500 | 9.00 | 17:00 de 15/10 |
32 km | ||||
Penhas da Saúde | 0 | 1500 | ||
Torre | 10 | 1998 | 2.00 | 11:00 de 15/10 |
Penhas da Saúde | 32 | 1500 | 7.00 | 16:00 de 15/10 |
6 - Pontuação ITRA
180 km = 6 Pontos ITRA
102 km = 5 Pontos ITRA
48 km = 2 Pontos ITRA
32 km = 2 Pontos ITRA
NOTA:
A pontuação ITRA, conta para as seguintes provas:
Mont Blanc +
Miut® - Madeira Island Ultra-Trail®,
Trail Verbier Saint Bernard - X-Alpine,
7 - Piso Duro e Banhos
No Hotel Luna para os atletas dos 180 e 102 km
8 - Diretor de Prova
- A direção da prova é entregue a um elemento certificado pela FPA, Eduardo Ferreira da Silva Santos
9 - Segurança da Prova
- A segurança da prova está a cargo da organização e da GNR de Montanha, haverá apoio a esta entidade de várias unidades de bombeiros a indicar, localizadas em vários locais da prova.
- Durante todo o percurso da prova em que seja utilizada a via pública, os atletas terão de cumprir as regras do código da estrada.
10 - Aceitação do Regulamento
- Todos os participantes, pelo facto de efetuarem a sua inscrição no IX EstrelAçor Trail Ultra Endurance, aceitam o presente regulamento.